fevereiro 01, 2018

Sugestões | Criar capas para Categorias no Stories

Nos últimos tempos tenho visto imensas bloggers / instagrammers a organizar as Stories do Instagram por categorias. Fiquei com imensa vontade de o fazer também, mas a verdade é que não sabia como e decidi pesquisar. Como achei que algumas de vocês podiam estar na mesma situação, decidi fazer este post para vos mostrar como fiz.

 Resultado das Categorias no meu Feed (@claudiadecastroferreira)


1. Escolher as categorias e as respectivas imagens
O primeiro passo é, obviamente, escolher que categorias queremos ter no nosso feed e escolher uma "capa" para cada uma delas. Depois de pensar um pouco, decidi que as minhas categorias iriam ser

Travel | Beauty | Food | Fashion | Blog | Home

Depois, as imagens. Como tenho 0 jeito para desenhar ícones, peguei em ícones disponíveis gratuitamente na web. O site que escolhi foi o flaticon e escolhi ícones dos seguintes autores:
monkik, Good Ware e Freepik. De seguida foi só escolher um fundo de uma cor que me fizesse sentido - tinha que ser rosa, claro. Mas vocês podem escolher outra cor ou mesmo deixar o fundo branco que também fica muito giro.

Exemplo da imagem que escolhi para a secção Travel, já com a cor de fundo

O tamanho da imagem já com o fundo ficou, no meu caso, com 720 x 1280 pixeis. Depois, foi só centrar o ícone nesse espaço.

2. Fazer upload das fotos no stories e destacar
Acho que não preciso de explicar como fazer upload de uma imagem no stories, portanto vamos saltar esta parte da explicação. Depois do upload feito, basta irmos ver essa imagem no stories e carregar em Destacar, no canto inferior direito. Nessa altura surge uma barra em baixo e podemos escolher um nome para a categoria. No caso da imagem, escolhi TRAVEL



3. Escolher a capa
Finalmente, entramos no nosso feed, seleccionamos o destaque, "mais", "editar destaques" e "editar capa". É aqui que podemos seleccionar a imagem que queremos que fique na capa. Depois, basta repetir o processo para as vários categorias.

 
Não vale a pena esforçarem-se muito com a ordem das Categorias, porque a ordem final vai mudando consoante as fotos que vamos publicando. Ou seja, mesmo que eu tenha criado primeiro a categoria TRAVEL primeiro, o que significa que fica em último quando acabamos e ficam todas vazias, se a primeira story que destacarem for dessa categoria, ela vai passar para primeiro.

4. Adicionar stories aos destaques
E pronto, depois é só ir adicionando stories aos vossos destaques. Tanto novas como algumas já publicadas, mesmo que já tenham sido publicadas há mais que 24h. Para isso, basta que, ao editarem o destaque, escolham a secção Arquivo.



Afinal não era assim tão difícil, pois não? ;)

5 comentários:

  1. Olha que dessa eu não sabia
    mas adorei a tua dica
    Beijinhos
    Novo post ( Review Kit de pinceis ) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Há passatempo no meu blogue. Participa! :)

    ResponderEliminar
  3. Top! Vai-me dar jeito!! Logo à noite já vou tratar disto.

    ResponderEliminar
  4. Eu não fiz por preguiça confesso. Irei estudar o caso e seguir as tuas dicas!

    ResponderEliminar