janeiro 29, 2018

Sugestões | Restaurante Segundo Muelle

Cada vez que passava à porta do Segundo Muelle no Cais do Sodré dizia: "temos que vir aqui", mas nunca íamos. Há uns dias decidimos que isso não podia continuar e fomos lá. E sabem que mais? Estou realmente arrependida de não ter ido experimentar este restaurante de cozinha Peruana mais cedo. Por 1001 razões: a simpatia dos empregados, a decoração fantástica, o couvert nada habitual, o ceviche delicioso, o quinotto maravilhoso, a sobremesa deliciosa, ...
Devem estar a pensar "calma Cláudia, com tanta coisa e tanto adjectivo não percebemos nada". Sim, têm razão. Vamos por partes. 


Já tinha experimentado alguns peruanos. Mas o Segundo Muelle não é apenas um peruano. Tem inspirações de outras cozinhas como a espanhola, africana, chinesa, japonesa e mesmo italiana. E isso fez toda a diferença, principalmente num dos pratos principais que pedimos. Mas já lá vamos.


O jantar começou, como não podia deixar de ser, pelo couvert. Mas esqueçam o pão com manteiga. Existem dois couverts diferentes. O primeiro, chips de banana fritas, molho de ají amarillo e cancha. As chips, temperadas apenas com sal, estavam super estaladiças. O molho de ají, apesar de ser feito com malagueta amarela e pimento amarelo, foi uma surpresa mesmo muito positiva. Quanto à cancha, o milho peruano frito é sempre uma perdição. E este estava totalmente irrepreensível. 


O segundo consiste em pão de abóbora peruana e manteiga aromatizada. Este segundo é menos surpreendente, ainda que seja bastante bom.


Depois, os pratos principais. Dissemos que era para dividir, pelo que trouxeram um de cada vez. Começámos pelo ceviche norteño, comida nativa peruana e que é descrito como o mais puro e tradicional, de peixe branco do dia e envolvido em leite de tigre. É acompanhado de milho (choclo) e batata doce. Realmente fresco e com as notas cítricas e ácidas típicas do ceviche. Tinha um toque bastante picante, mas nada que não fosse suportável (eu não sou fã de picante e funcionou bem comigo). Nunca estive no peru, mas o namorado já teve e disse que foi o ceviche que comeu em Portugal mais parecido com o que comia lá.


O seguinte foi risotto de quinoa com lombo salteado, o tal das influências, neste caso Crioula (africana). Realmente surpreendente. Pelo que li, é um best seller. E é fácil perceber o motivo, de tão delicioso que é este prato. Tanto a quinoa, que estava mesmo no ponto, como o lombo, que era super tenro, como todos os temperos presentes. Além disso, é um prato bastante consistente. Se o ceviche é um prato leve, o "quinotto" é tudo menos leve. Portanto, não tenham a ideia que não querem ir porque "nestes restaurantes ou gastamos uma fortuna ou acabamos a passar fome". 18€ pode parecer muito, mas esta quinoa com lombo merece cada cêntimo e deixa-vos mais que satisfeitos.

 
Depois do segundo prato, ficámos na dúvida quanto à sobremesa. Mas eu sou daquelas pessoas que mal abre a carta já está a olhar para as sobremesas. Portanto, tinha mesmo que experimentar uma. Acabámos por dividir um suspiro a la limeña: doce de leite coberto com merengue e perfumado com canela. Delicioso, mas uma bomba de doce e calorias. 
 

Tudo isto acompanhado de um frozen Segundo Muelle, um granizado a fazer lembrar um mojito, mas sem álcool e com um toque de gengibre. Mas para quem preferir algo com álcool, o Pisco Sour é típico do Peru e uma especialidade!


Ah, quanto à localização e ao horário. Fica na Praça Dom Luís, 30, Loja 4B, no Cais do Sodré e está aberto todos os dias, para almoços e jantares. Nós fomos numa 5a à noite sem reserva. E o restaurante estava bastante composto. Diria que se a ideia é irem a uma 6a ou Sábado à noite, o melhor é não arriscarem e marcarem mesa. Tenham atenção que não é um restaurante super barato - a nossa refeição ficou à volta de 50€, para dois. Seja como for, fica a dica. Se ainda não foram, nem sabem o que estão a perder.

Segundo Muelle Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

2 comentários:

  1. Olha que nunca comi nada assim mas parece ser bastante delicioso
    Beijinhos
    Novo post ( Qual a Musica ) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. O local é bastante apelativo e os pratos têm um aspeto delicioso!
    Gostei muito do blog e fiquei a seguir :)

    Beijinhos ♥
    http://infashion-wings.blogspot.pt/

    ResponderEliminar