setembro 07, 2017

Diary | Férias de Verão 2017 (Parte VI) - Sardenha: De Bosa a Quartu Sant'Elena

Olá meninas,

Hoje é dia de mais um diário das férias. Olhando para trás, já passou mais de um mês desde que voltei de férias. E as saudades destes dias já são muitas, porque estivemos em sítios realmente fantásticos!

Capo San Marco

Dia 24 de  Julho
Este foi um dos dias em que fizemos mais km. E, como tal, foi um dia em que não tínhamos muita coisa a nível de roteiro. Mas mudámos um pouco os planos e acabámos a ir a alguns sítios "não planeados".


Spiaagia di Santa Caterina di Pittinuri
Parámos aqui só mesmo porque "olha ali uma praia, vamos parar para dar um mergulho". Não é, de todo, a praia mais bonita que vimos, mas tem a vantagem do estacionamento em volta ser gratuito.


Spiaggia Is Arrutas
Ou, a praia dos grãos de arroz, devido à composição da sua areia: é feita com grãos de quartzo de tamanho maior que os típicos grãos de areia e que reflectem os raios de luz solar. Como a maioria das praias na Sardenha, a água é super transparente e não há ondas. É uma praia que enche bastante e com estacionamento pago. Mas existe uma zona de terra batida onde é possível estacionar sem pagar. Existem vários avisos para não levar areia, visto que a faixa de areia tem vindo a diminuir ao longo do ano porque os turistas queriam levar um pouco como souvenir.




Spiaggia San Giovanni di Sinis, Tharros e Capo San Marco
A próxima paragem foi a zona da praia de San Giovanni di Sinis, junto à qual se encontra a área arqueológica de Tharros. Esta praia é das maiores que vimos na Sardenha. No entanto, estava um pouco ventosa, pelo que optámos por não passar lá e continuámos o passeio na zona.


A área de Tharros foi habitada pelos fenícios durante o séculto VIII a.C. Esta zona tem uma localização privilegiada, tendo permitido a anconragem dos navios a época, levando ao desenvolvimento desta zona, que posteriormente foi habitada por outros povos. É possível visitar as ruínas do que resta dessa altura por cerca de 5€. Nós optámos por ver apenas de fora. Claro que não é o mesmo, mas já íamos ver as ruínas de Pompeia (hei-de falar-vos disso mais à frente) e não estávamos num mood de um passeio tão cultural.



Nesta área encontra-se ainda mais uma torre Espanhola e nessa zona dá para termos uma vista panorâmica da zona. Mais à frente, encontra-se o Capo San Marco, que, pelo menos naquele dia, apresentava uma paisagem muito particular. Na foto abaixo conseguem perceber então a tal "paisagem particular": mar super calmo de um dos lados e super agitado do outro. Claro que acabámos por decidir por um mergulho na zona mais calma, ainda que essa zona não tivesse uma faixa de areia como a praia de San Giovanni di Sinis.


Como já perceberam, tentámos quase sempre estacionar sem pagar. Mas aqui é um pouco mais difícil. Existe uma pequena área onde se pode fazê-lo, mas fica ainda a cerca de 10 minutos a pé até à zona da praia e da área arquológica de Tharros. Mas preferimos estacionar aí. A alternativa seria o mínimo de 2.50€ por 1h 30 min e nós quisemos umas férias económicas.

O alojamento em Quartu Sant'Elena
Foi aqui que deixámos de andar tipo "Saltimbancos" e passámos esta noite e as duas seguintes no mesmo sítio. Optámos por ficar perto de Quarto Sant'Elena, num alojamento reservado pelo airbnb (se não estão inscritos no airbnb, podem fazê-los a partir deste link). Não tínhamos pequeno almoço, mas o preço por noite foi pouco mais de metade do que pagámos nos alojamentos que vos falei nos posts anteriores. Além disso, era independente da casa principal, pelo que tínhamos mais privacidade. Não é numa zona central, mas tem alguns restaurantes e supermercados perto. Para quem tem carro, funciona bem. Caso contrário, não vale a pena considerar este sítio para ficar.

O percurso de carro
Neste dia, fizemos cerca de 225 km. Penso que terá mesmo sido o dia em que mais kilómetros fizemos, visto que atravessámos quase meia Sardenha. A vantagem é que uma parte do percurso entre Oristano e Cagliari foi feita por uma espécie de auto-estrada (gratuíta), pelo acabámos por poupar algum tempo.




O que acharam deste dia? Curiosas com algum dos sítios? Os próximos 3 dias foram passados na zona Sul da Sardenha, talvez consiga pô-los todos num único post, porque ainda tenho muitas coisas para vos contar também sobre a Costa Amalfitana.

2 comentários: