agosto 28, 2017

Diary | Férias de Verão 2017 (Parte IV) - Sardenha: De Capo Testa a Porto Torres

Olá meninas,

Hoje é dia de mais um diário das férias. Neste 4º dia, fizemos a Costa Norte, desde Santa Teresa di Gallura até Porto Torres. Fizemos um trilho e ainda visitámos várias praias que valem muito a pena a visita. Sim, a Costa Esmeralda é muito bonita, mas a Sardenha é bastante mais que isso!


Dia 22 de Julho

Como vos disse no último post (em que falei do alojamento da noite de 21 para 22 de Julho), começámos o dia com um pequeno almoço fantástico. Depois, fizemo-nos à estrada para os cerca de 140 km programados para este dia

Capo Testa
O dia começou, não com praia, mas com um trilho na zona de Capo Testa. Numa das zonas, existia uma espécie de antigo porto onde aproveitámos para tomar banho e descansar um pouco. É uma zona fantástica, com uma paisagem de tirar o fôlego. Estacionámos num largo onde terminava o caminho para os carros, na berma da estrada. Não sabemos se era permitido ou não, mas até hoje não nos chegou nenhuma multa.

 

Rena Majore
Uma praia fantástica, com água clara e areia fininha. Devido às dunas e às arribas, a praia parece estar mesmo num meio natural e não numa zona cheia de edifícios à volta. Existe estacionamento pago junto à praia, mas nós estacionámos numa zona que (pensamos nós) não era paga, mesmo à saída da zona paga. O carro que estava antes de nós não tinha pago e também não dizia não ser permitido. Mais uma vez, ainda não nos chegou nenhuma multa ahah.


Costa Paradiso - Li Cossi
Li Cossi é uma enseada da Costa Paradiso, protegida por paredes de granito em tons de vermelho. Tem bastante gente, mas compensa a visita e o longo caminho a pé que tem que se fazer após estacionar o carro, de cerca de 15 min, com um total de - pelo que li - 319 degraus. Mais uma vez, conseguimos estacionar sem pagar numa zona que julgamos ser de resort, já bastante perto do início do dito caminho de 15 minutos até à praia.


Isola Rossa
A paragem seguinte foi em Isola Rossa, uma praia super famosa. Não é tão bonita e charmosa como algumas das que visitámos, mas é bastante extensa e com bares, cadeiras, etc. Suponho que venha daí a sua fama. Vendo agora, talvez tivéssemos preferido visitar a praia Lu Bagnu em vez desta.

Castelsardo
Castelsardo é uma terra pequena e super charmosa. Já não tínhamos muito tempo para visitar, mas não quisemos deixar de passar por lá. A atracção principal é o Castelo no topo da montanha, com um custo de 4€ por pessoa. Como foi uma paragem tipo "toca e foge", achámos que não compensava e acabámos apenas por ficar pela praia.


Porto Torres
O destino final deste dia foi Porto Torres. A ideia inicial tinha sido ficar logo em Stintino, mas não encontrámos nada dentro dos preços que procurávamos. Para dizer a verdade, Porto Torres é um sítio que não vale a pena visitar. É uma terra portuária e com bastante indústria, não sendo exactamente um sítio bonito e acolhedor como Santa Teresa di Gallura. Mesmo o sítio onde jantámos não foi fantástico. Compensa apenas para quem quer ir até La Pelosa e não quer pagar imenso pelo alojamento. 

O alojamento em Porto Torres
Nesta noite ficámos no B&B da Priscilla. Não adorámos, mas a verdade é que pode ser porque já não estávamos super contentes com Porto Torres. O quarto tinha casa de banho privada (ainda que exterior), incluía pequeno almoço e estava limpo. Talvez a culpa tenha sido mesmo de Porto Torres. O único "defeito" que à partida conseguimos apontar é que não é fácil estacionar lá à volta.


O percurso de carro
Como vos disse, neste dia fizemos quase a Costa Norte toda da Sardenha, num total de quase 140 km (138, para ser mais precisa). A viagem foi longa, mas até se fez bem. A Sardenha não é uma ilha cheia de auto-estradas, mas no geral as estradas não estão em mau estado.


E pronto, foi assim o nosso 4º dia de férias. Qual dos sítios ficaram com mais curiosidade de visitar?

4 comentários:

  1. Estive de 18 a 20 deste mês na Sardenha, entrei em Olbia vinda de Civitavecchia, segui directamente para Sássari onde passei 2 noites, gostei muito da cidade, passei pelas praias Platamona e Spiaggia Balai entre outras enseadas....adorei! Espero voltar! Porto Torres realmente não interessa, a não ser apanhar o barco para Barcelona! Obrigada por toda a informação. Fantástica!

    ResponderEliminar
  2. as fotos estão mesmo bonitas. Fiquei com imensa curiosidade de visitar esses sítios! Beijinhos *

    https://algodaodoce1234.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Mais um conjunto de fotos maravilhosas! :)

    https://checkinonline.blogspot.pt/

    ResponderEliminar