10.12.15

Diary | Fim-de-semana em Colónia

No fim-de-semana de 14 a 16 de Novembro estive em Colónia, Dusseldorf e Amsterdão. Porquê Alemanha e Holanda, tudo num fim-de-semana? Porque já conheço alguns sítios na Holanda e nada do que ainda quero mesmo visitar lá pode ser feito com o clima que estava - visitar as ilhas e os campos de tulipas, aproveitámos para ir conhecer um bocadinho da Alemanha, onde nunca tinha estado. 

Ora, Colónia. A cidade onde nasceu a tão conhecida Água de Colónia (que, na verdade, segundo as designações perfumistas, é mais uma Eau de Toilette - mas isso fica para um próximo post) tem imenso para oferecer. Assim que chegámos, foi possível identificar o monumento mais emblemático da cidade: a Catedral Gótica, que fica mesmo junto à Estação Central.

 
 A Catedral e a Ponte Hohenzollembrücke, vistas do Koln Triangle



Para ficarmos a conhecer bem Colónia, começámos por uma Free Tour. Adoro fazer estas visitas. Ficamos com noção do mais importante sobre o sítio - para além de algumas curiosidades engraçadas - e por um preço bastante simpático, já que só damos aquilo que quisermos. Esta foi bastante interessante.


Sabiam que nesta cidade há mais de três mil bares, restaurantes e cervejarias? Este número faz de Colónia a cidade com o maior percentual destes locais. Parece quase impossível passar fome e sede aqui, não é? Por falar nisso, se visitarem Colónia, o Restaurante Brauerei Päffgen é uma óptima opção.Como é um pouco afastado da Catedral, acaba por ser ligeiramente mais económico.

 
Não deixem de provar Kölsch, a cerveja típica de Colónia. É bastante suave e vem em copos de apenas 0.2L, portanto mesmo quem não gosta de cerveja (como eu) pode experimentar. E já agora, tem mesmo que ser bebida na região, porque, segundo a convenção de 1986, só é considerada Kölsch se estiver num raio de 50km da Catedral.

Apesar de ser uma cidade muito antiga e ainda com vestígios do domínio romano, Colónia foi praticamente toda reconstruída. Depois dos bombardeamentos da 2a Guerra, pouco mais que a Catedral ficou inteiro. Felizmente, a decisão estratégica do não bombardeamento da Catedral faz com que ainda possamos visitar aquela que é considerada uma das maiores catedrais góticas do mundo.



Outra passagem imprescindível é a ponte Hohenzollembrücke, logo ao lado da Catedral e da Estação Central. É também conhecida como Love Bridge ou Lock Bridge. Portanto, se puderem, deixem lá um cadeado.

Cadeados na ponte Hohenzollembrücke
 
 O hotel onde ficámos é mesmo do outro lado da ponte, o Hyatt Regency Köln. Não é, certamente, o hotel mais barato de Colónia, mas vale muito a pena. Principalmente pela vista.



Passem ainda em Altstad (Old Town) e vejam as casinhas coloridas, a Igreja de São Martinho e o Alter Markt. Quando lá estivemos, estavam a preparar as coisas para o mercado de Natal. Se tivesse ido lá no fim-de-semana a seguir, de certeza que teria gostado ainda mais do sítio.


 Altstad

Altastad vista do Koln Triangle

E se, como eu, gostam de ter uma visita panorâmica das cidades que visitam, passem também pelo Köln Triangle - que não é um Triângulo, mas ninguém se importa com isso, certo? Também podemos ter uma vista panorâmica da cidade a partir da Catedral. Mas da Catedral não conseguimos ter vista para a Catedral, certo? Outra vantagem é que há uma espécie de ilustrações, para que consigamos saber exactamente o que estamos a ver.


 
Estive pouco tempo em Dusseldorf (apenas 3h no Domingo - uma espécie de paragem entre Colónia e o regresso à Holanda), pelo que não vos consigo contar muito sobre a cidade. No geral, pareceu-me uma cidade bastante cosmopolita, cheia de comércio e lojas caras, mas óptima para passear nas margens do Reno. Não estando a chover, claro. E quando fizemos essa parte do passeio, estava a chover a potes.
 
Curiosamente, sem sabermos, acabámos por escolher visitar duas "cidades rivais". Desta vez, a vencedora foi Colónia. Tenho que voltar a Dusseldorf para a desforra!

4 comentários:

  1. Obrigada por seguires o blog, também já o fiz **
    Que sitio giro.


    Vânia Nunes
    http://avanianunes.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Deve ter sido super interessante teres feito essa viagem,o principal mesmo é ter corrido tudo bem!! Beijinhos fofinhos!! http://nasnuvens29.blogspot.pt

    ResponderEliminar