7.9.15

Diary | Crete Holidays

Passei os últimos meses à espera que o fim de Julho chegasse, para que com ele viessem as férias em Creta. E devo dizer que a viagem valeu cada segundo de espera!

Creta é uma ilha enorme e com uma paisagem muito diversificada. Montanhas no interior e praias lindas na costa. O clima é fantástico, com dias e noites bastante quentes. A temperatura do mar também é bastante simpática.



Ficámos no hotel Iberostar Panorame e Mare, perto que Rethymno, que tem como único inconveniente a distância até à cidade mais próxima, que torna impossível ir seja onde for a pé. De resto, nada de mau a acrescentar.

Vista do quarto do hotel

Praia do hotel

Elafonisi
Aquela que deve ser a praia mais bonita que alguma vez visitei, com as suas águas turquesa e areia rosa à beira mar. E se o início da praia está cheio de gente, basta andar alguns metros para nos depararmos com zonas de água quente e zonas quase desertas e com piscinas naturais que são um autêntico paraíso.

Skinaria
Uma praia linda e com águas cristalinas, óptima para a prática de mergulho. O caminho é pouco simpático, o que faz com que muitos turistas decidam voltar para trás por acharem que estão enganados. Mas vale mesmo a pena não desistir.



Preveli
Exótico. Sem dúvida que esta é a melhor palavra para descrever este local. Uma praia com águas cristalinas, montanhas escarpadas e um rio envolvido numa floresta de palmeiras. Do cimo das 400 escadas e do percurso assim para o acidentado a paisagem é deslumbrante e quando chegamos cá abaixo não ficamos desiludidos. O único problema foi termos apanhado um dia muito ventoso, que não nos deixou aproveitar toda a beleza desta praia. Se algum dia lá forem, certifiquem-se que o vento vai estar calmo.



Rethymno
Uma praia muito industrializada, mesmo junto à estrada, cheia de espreguiçadeiras e bares. Não gostámos. O único ponto positivo é mesmo a água quente e cristalina. De resto, também a cidade de Rethymno nos pareceu pouco atraente.


Kournas Lake
Um lago perdido nas montanhas, com uma paisagem linda, ideal para um dia em família. A água é de duas cores distintas: azul escura no centro e mais turquesa nas margens. E ao contrário do que seria de esperar nestes lagos, a temperatura é muito agradável.


Chania
Chania é a segunda maior cidade de Creta, logo a seguir a Heraklion (a capital). A zona velha da cidade vale muito a pena. Infelizmente não foi possível visitarmos o mercado quando lá fomos, porque era Domingo e estava fechado. No entanto, andámos a passear por uma zona de lojas que vale muito a pena conhecer, tal como a zona do porto e da Fortaleza.


Aproveitámos também a viagem a Creta para conhecer Santorini.

Santorini
A viagem a Santorini foi cara e demorada (1h de camioneta + 3h de barco para cada lado), mas era uma ilha que não podiamos perder a oportunidade de visitar. Conhecemos duas cidades: Oia e Fira.
Oia, que se lê Ía, é a cidade mais bonita de Santorini. Sabem aquela que aparece nos postais e nos filmes, com as casinhas brancas e azuis? É essa mesmo! Mas esta deve ser também a cidade mais cara de Santorini, portanto é preciso cuidado com os cafés e os restaurantes. A segunda cidade que vimos, Fira, é a capital de Santorini e a zona onde vão os cruzeiros, de onde partem os autocarros turísticos, etc. Tem uma vista privilegiada para o vulcão, mas não chega à beleza de Oia.

 



Quanto à crise da Grécia, nem sinal. Talvez no continente seja diferente, mas nas ilhas nem se dá por ela. E também não tivemos qualquer problema em levantar dinheiro.

Em Creta, ficou por conhecer a praia de Balos, o palácio de Knossos e o percurso no desfiladeiro de Samaria. Mas uma semana não chega para tudo e estas visitas terão que ficar para uma próxima passagem pela ilha.

Conhecem Creta e Santorini? Têm curiosidade em visitar?

2 comentários:

  1. parece um paraiso autentico, adorei!!

    http://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Que locais magníficos e que paisagens de cortar completamente a respiração. Deves ter gostado mesmo da viagem, deve ter sido mesmo fabuloso, e acredito em ti quando dizes que valeu cada segundo de espera. Beijinhos.
    http://mariacrescida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar