setembro 07, 2015

Diary | Crete Holidays

Passei os últimos meses à espera que o fim de Julho chegasse, para que com ele viessem as férias em Creta. E devo dizer que a viagem valeu cada segundo de espera!

Creta é uma ilha enorme e com uma paisagem muito diversificada. Montanhas no interior e praias lindas na costa. O clima é fantástico, com dias e noites bastante quentes. A temperatura do mar também é bastante simpática.



Ficámos no hotel Iberostar Panorame e Mare, perto que Rethymno, que tem como único inconveniente a distância até à cidade mais próxima, que torna impossível ir seja onde for a pé. De resto, nada de mau a acrescentar.

Vista do quarto do hotel

Praia do hotel

Elafonisi
Aquela que deve ser a praia mais bonita que alguma vez visitei, com as suas águas turquesa e areia rosa à beira mar. E se o início da praia está cheio de gente, basta andar alguns metros para nos depararmos com zonas de água quente e zonas quase desertas e com piscinas naturais que são um autêntico paraíso.

Skinaria
Uma praia linda e com águas cristalinas, óptima para a prática de mergulho. O caminho é pouco simpático, o que faz com que muitos turistas decidam voltar para trás por acharem que estão enganados. Mas vale mesmo a pena não desistir.



Preveli
Exótico. Sem dúvida que esta é a melhor palavra para descrever este local. Uma praia com águas cristalinas, montanhas escarpadas e um rio envolvido numa floresta de palmeiras. Do cimo das 400 escadas e do percurso assim para o acidentado a paisagem é deslumbrante e quando chegamos cá abaixo não ficamos desiludidos. O único problema foi termos apanhado um dia muito ventoso, que não nos deixou aproveitar toda a beleza desta praia. Se algum dia lá forem, certifiquem-se que o vento vai estar calmo.



Rethymno
Uma praia muito industrializada, mesmo junto à estrada, cheia de espreguiçadeiras e bares. Não gostámos. O único ponto positivo é mesmo a água quente e cristalina. De resto, também a cidade de Rethymno nos pareceu pouco atraente.


Kournas Lake
Um lago perdido nas montanhas, com uma paisagem linda, ideal para um dia em família. A água é de duas cores distintas: azul escura no centro e mais turquesa nas margens. E ao contrário do que seria de esperar nestes lagos, a temperatura é muito agradável.


Chania
Chania é a segunda maior cidade de Creta, logo a seguir a Heraklion (a capital). A zona velha da cidade vale muito a pena. Infelizmente não foi possível visitarmos o mercado quando lá fomos, porque era Domingo e estava fechado. No entanto, andámos a passear por uma zona de lojas que vale muito a pena conhecer, tal como a zona do porto e da Fortaleza.


Aproveitámos também a viagem a Creta para conhecer Santorini.

Santorini
A viagem a Santorini foi cara e demorada (1h de camioneta + 3h de barco para cada lado), mas era uma ilha que não podiamos perder a oportunidade de visitar. Conhecemos duas cidades: Oia e Fira.
Oia, que se lê Ía, é a cidade mais bonita de Santorini. Sabem aquela que aparece nos postais e nos filmes, com as casinhas brancas e azuis? É essa mesmo! Mas esta deve ser também a cidade mais cara de Santorini, portanto é preciso cuidado com os cafés e os restaurantes. A segunda cidade que vimos, Fira, é a capital de Santorini e a zona onde vão os cruzeiros, de onde partem os autocarros turísticos, etc. Tem uma vista privilegiada para o vulcão, mas não chega à beleza de Oia.

 



Quanto à crise da Grécia, nem sinal. Talvez no continente seja diferente, mas nas ilhas nem se dá por ela. E também não tivemos qualquer problema em levantar dinheiro.

Em Creta, ficou por conhecer a praia de Balos, o palácio de Knossos e o percurso no desfiladeiro de Samaria. Mas uma semana não chega para tudo e estas visitas terão que ficar para uma próxima passagem pela ilha.

Conhecem Creta e Santorini? Têm curiosidade em visitar?

4 comentários:

  1. parece um paraiso autentico, adorei!!

    http://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Que locais magníficos e que paisagens de cortar completamente a respiração. Deves ter gostado mesmo da viagem, deve ter sido mesmo fabuloso, e acredito em ti quando dizes que valeu cada segundo de espera. Beijinhos.
    http://mariacrescida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Bom dia,
    estou a pensar em ir a creta este verao, para o mesmo hotel onde esteve, sabe me dizer em termos de custos com a alimentação e deslocaçoes para conhecer a ilha, quanto é que fica mais ou menos ? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Nós fomos com TI. Ainda assim, nos dias em que saímos o dia todo, o hotel não disponibiliza picnic (pelo menos quando fui não o fazia). Levávamos algumas coisas do pequeno almoço para ir comendo e penso que só almoçámos mesmo fora em Santorini. Não me recordo do preço, mas sei que não foi barato.

      Quanto a deslocações, alugámos carro por 2 dias, directamente no hotel, 50€ por dia. Um dos dias fomos de autocarro até Rethymno, mas já não me lembro do preço do bilhete.

      Peço desculpa por não conseguir ajudar mais, mas já foi há algum tempo e como tal já não me lembro bem dos preços.

      Eliminar