20.2.15

Diary | Free Tours Stockholm

Como vos disse no post anterior, estive em Estocolmo a passar o fim-de-semana do dia dos namorados. Pode não parecer o sítio mais romântico do mundo para passar este dia, mas a noite de dia 14 acabou mesmo bem: a nevar, claro está!

Mas do que mais vos queria falar foi das duas tours que fizemos pela cidade: A City Tour com a guia Ira e a Old Town Tour com a guia Mónica. Nunca tinha feito uma tour deste tipo e adorei. Aprendi imenso e de uma forma super divertida! Passem pelo site para ver todas as informações aqui.

Sabiam que não existe Nobel da Matemática porque a noiva do Sr. Alfred Nobel o trocou por um Matemático? Ou pelo menos é a história que se conta, mas confesso que achei um piadão! Ou que os vikings não tinham aqueles capacetes com cornos como os imaginamos sempre? Eheh.

City Tour
A Tour começou às 10h na Sergels Torg. Depois, passámos pela Rua da Rainha, a Rua do Rei, o Stockholm Konserthuset - edifício onde são entregues os prémios Nobel (excepto o da Paz, que é entregue em Oslo) - a zona mais cara da cidade, o Banco que deu origem à chamada Síndrome de Estocolmo e terminámos no Kungsträdgården. A visita durou perto de 2h, durante as quais ouvimos inúmeras histórias, umas mais culturais e outras mais engraçadas.
 

Depois, para seguir o espírito sueco, almoçámos no Max, uma cadeia de Hamburgueres que na Suécia faz muita concorrência ao McDonalds. Por isso, se alguma vez estiverem pela Suécia e vos apetecer fast food, vão ao Max e não ao McDonalds. 
 
Foto de grupo

Old Town Tour
A Old Town (Gamla Stan) Tour começou pelas 16h, mais uma vez na Sergels Torg. Depois passámos pela Gustav Adolfs Torg, falámos sobre o City Hall e fomos em direcção à Old Town. Já lá tinhamos estado por lá depois do almoço (assim como na ilha a seguir), mas tivemos uma perspectiva completamente diferente. 

 
Passámos na rua mais estreita da Old Town, estivemos na zona do Bloodbath, ouvimos a história por detrás da estátua de St. George and the Dragon que está na Old Town, passámos pelo Palácio Real, entre outros locais e histórias.

Foto de grupo

A melhor parte? As tours foram completamente grátis. Bom, nós, assim como a maior parte das pessoas que fez a tour, acabámos por dar alguma coisa às guias, mas foi mesmo porque quisémos e achámos que era mais que merecido, já que estas visitas não lhes são pagas de mais forma nenhuma.
Ficou-nos a faltar a Söder Tour, que infelizmente não houve nenhuma enquanto estivemos em Estocolmo. Talvez para a próxima ...

Já tinham feito alguma Tour destas em Estocolmo ou noutra cidade? O que acharam? Gostaram tanto como eu gostei destas?

3 comentários: