1.11.14

Sugestões | Dress Codes for men

Tinha-vos dito que esporadicamente iria fazer posts dedicados ao sexo masculino. Este está relacionado com dress codes. Ora, se, por vezes, para as mulheres já é complicado escolher um look para o dress code indicado, para os homens essa tarefa pode ser bastante mais complicada. Por isso, é bom começar por perceber os vários tipos de dress code que existem.



White Tie
Este é o dress code mais formal. Consiste num conjunto aba de grilo, camisa branca lisa, colete branco, laço branco e sapatos de couro brilhante. Opcionalmente, pode-se usar cartolas pretas de seda, chapéus de ópera dobráveis, luvas brancas de camurça, relógios de bolso e outros adereços (por exemplo, de condecoraçãos militares), lenços brancos e sobretudos.
Na verdade, são muito raros os homens que possuem roupas que se enquadrem neste dress code. Mas são também muito raras as ocasiões em que é exigido este dress code (a menos que façam parte de alguma família real ou sejam convidados para a entrega de um Nobel ou do casamento mais fancy do ano).


Black Tie
Este é o dress code mais formal que a maior parte dos homens irá usar ao longo de toda a vida. É este o dress code escolhido para galas, recepções formais e alguns casamentos. Ainda assim, dificilmente um homem de classe média usará este estilo mais que 3 / 4 vezes ao longo da sua vida.
No caso dos homens, consiste num fato escuro liso (smoking se o evento for a partir das 20h), camisa lisa e laço (ou gravata, no black tie optional). Os sapatos devem ser de verniz ou de couro, desde que bem engraxados.



Business Formal
No caso dos homens significa, sem qualquer dúvida, fato completo. De preferência preto liso ou com riscas. Ainda assim, o cinza ou o castanho escuro também são aceitáveis. Depois, deve-se  juntar uma camisa lisa e de tons claros, uma gravata com um padrão clássico e uns oxford shoes.  Pode também incluir relógios e botões de punho, mas, na dúvida, o melhor é optar mesmo por um aspecto mais conservador.
Usado em jantares, cocktails, casamentos e mesmo em trabalhos que exijam uma apresentação mais cuidada, como a Banca ou o Direito. É, talvez, o dress code que estamos habituados a considerar como "formal".


Business Casual
Um estilo bastante aplaudido pelo homens de negócios, já que exclui a gravata. Este estilo tem vindo a consolidar-se sobretudo nos países de clima mais quente. No Japão, já foi mesmo implementada no parlamento a medida "Super Cool Biz", que incentiva este dress code.
Pode ser simplesmente utilizar um fato sem gravata ou usar calças num tom diferente do blazer, sendo o mais habitual as calças bege / cinza com o blazer azul escuro. Os pullovers também podem fazer parte deste estilo e as t-shirts estão fora de questão. Quanto às calças, estas podem ser vincadas ou mesmo mais tipo sarja. O importante é perceber que, apesar deste dress code ter no nome "casual", as calças de ganga não fazem parte do mesmo. Relativamente ao calçado, já não são necessárias meias pretas nem uns sapatos tão formais, mas os ténis também não são peça integrante deste dress code e, no geral, as meias não são dispensáveis.



Casual
Neste dress code, as gangas passam a ser permitidas, assim como ténis. Ainda assim, há que ter algum cuidado e apresentação. Ou seja, o ideal é que, caso optem por jeans, estes sejam escuros e sem rasgões. Os ténis também já são permitidos e as meias já podem ser dispensadas. No entanto, um blazer mais desportivo ou um pullover continuam a ser opções bastante integradas neste dress code. Um polo também será uma boa opção.



Ultracasual
Um estilo bastante descontraído, onde ténis, jeans menos conservadores e sweaters são permitidos. No entanto, há que ter algum cuidado para não cair num estilo sloppy. Por exemplo, chinelos são sempre proibidos, a não ser que estejam a caminho da praia.



O que acharam? Conheciam estes dress codes?

Nota: Não sei se "Sugestões" será a categoria mais indicada para este post, mas entre todos os separadores que existem no blog, foi o que me pareceu mais adequado (caso tenham sugestões para uma nova categoria que acham que faz falta, estejam à vontade para sugerir).


3 comentários:

  1. very interesting post..i like casual man and business casual

    ResponderEliminar
  2. This is great! I personally like ultra casual. Laid-back but still stylish.
    the-creationofbeauty.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Que boas sugestões!
    Passa também pelo meu blog e segue, se gostares* <3
    Beijinhos,
    theinsideofvogue.blogspot.com

    ResponderEliminar