27.11.14

Beauty | Porque é que as mulheres têm celulite e os homens não?



Como todas sabemos, é tão fácil encontrar um homem com celulite como uma mulher que não a tenha. Alguma vez se perguntaram porquê? A culpa não é só das hormonas! É verdade que o estrogénio, uma hormona feminina, é um dos responsáveis pela acumulação de gordura. Mas se a culpa fosse só do excesso de gordura, os homens com peso a mais também teriam muita celulite. E isso quase numa acontece. 


Então, parece que os dois cromossomas X trazem mesmo mais algumas desvantagens no que à celulite diz respeito:

 

A primeira, a espessura da epiderme (1). Como os homens têm uma epiderme mais espessa, esta acaba por funcionar como “armadura”, impedindo o aparecimento daqueles “altinhos da celulite”. As mulheres não. A epiderme é mais fina e portanto a celulite fica mais visível. E com o passar dos anos, a pele vai ficando ainda mais fininha, fazendo com que a celulite se torne cada vez mais evidente. Neste factor, as mulheres negras têm vantagens, já que têm tendência a ter uma pele mais espessa.

A segunda é a estrutura do tecido adiposo. Na mulher, as células de gordura (4) estão localizadas numa espécie de compartimentos verticais, formados por fibras de colagénio (3). Quando a gordura aumenta, não tem outra solução a não ser expandir-se na vertical, aumentando a pressão na superfície da pele e criando os tais altos. No caso dos homens, estes compartimentos são oblíquos e as fibras de colagénio mais grossas, pelo que se as células terão mais dificuldade em expandir-se e quando o fazem é em direcção ao músculo e não ao exterior.


E já agora, olhando para esta estrutura é fácil de perceber que a musculação não vai ajudar em nada no combate à celulite. Isto porque, se o músculo (5) aumentar, vai fazer ainda mais pressão na camada adiposa em direcção à superfície da pele.


Sabiam que são estes os motivos pelos quais os homens têm menos celulite que nós?

1 comentário: