31.8.14

Sugestões | A Parisiense by Ines de la Fressange

"O melhor guia passo a passo para uma aprência descontraída, elegante, cheia de estilo e, acima de tudo, despreocupada, como só as Parisienses têm" Vogue

Há uns meses entrei na Bertrand e, por algum motivo, um livrinho de capa vermelha e letras douradas chamou-me à atenção. Comecei a folheá-lo e desde essa altura que o tenho andado a namorar, com ideia de o comprar na Feira do Livro, onde seria, certamente, mais barato. Mas não o encontrei quando lá fui. Felizmente, a minha mãe é muito atenta e ofereceu-mo no meu aniversário.




Descobri, entretanto, que o tal livrinho vermelho é um dos mais badalados livros de estilo em todo o mundo, best-seller do New York Times. É escrito por Ines de La Fressange, ícone de elegância francesa e modelo exclusiva Chanel nos anos 80, em colaboração com Sophie Gachet, jornalista da Elle.



Este "Livro de Estilo" tem um aspecto que apaixona qualquer um: uma espécie de scrapbook, com marcador de cetim vermelho e ilustrações absolutamente adoráveis, da autoria da própria Ines. Tal como as fotos, que são maravilhosas, em que a modelo é a sua filha, Nine d'Urso. O livro está dividido em 4 partes: A Moda em Paris, A Bela de Paris, Chez Moi e A Paris de Ines.
A minha parte preferida é, sem dúvida, a primeira. 

Em "A Moda em Paris" Ines fala-nos de dicas relativas ao "ADN Parisiense", das peças básicas do guarda-roupa de uma Parisiense, os sapatos e acessórios essenciais, do que vstir em diversas situações, de algumas gafes fashion e de lojas de moda a visitar em Paris. 

 
Se podiamos ver algumas destas dicas em revistas ou mesmo em blogs? É claro que sim, mas não seria a mesma coisa. E aqui podiamos entrar naquele tema das vantagens dos livros, mas não é esse o objectivo deste post.

É certo que muitas páginas nos dão indicações de lojas disto e lojas de aquilo. Inclusivamente, já vi várias críticas neste sentido. Más críticas, está claro. Porque o livro não é mais que um guia de lojas e mimimi. Mas este "guia de lojas" deu-me ainda com mais vontade de voltar a Paris. E de certeza que na minha próxima visita à Cidade da Luz, este livro irá na bagagem.

Assim, não sendo um livro com uma história, nem que nos transmita uma mensagem muito profunda, é sem dúvida um bom livro (ou guia, seja!) para as apaixonadas do tema, que nos oferece inúmeras dicas de moda, beleza, decoração e lifestyle do ponto de vista de uma Parisiene (e atenção que, como a autora refere, não é necessário ter nascido em Paris para ter um estilo Parisiense, já que ela própria nasceu em Saint-Tropez) e de que lojas visitar em Paris.

Já conheciam "A Parisiense"? Qual a vossa opinião? Se não conheciam, ficaram com curiosidade em ler?

P.S.: Não sei se já alguma vez tinha partilhado convosco, mas adoro ler. Seja livros mais "sérios" ou coisas mais descontraídas. Por isso, acho que faz todo o sentido passar a falar-vos mais dos livros que já li e vou lendo!

3 comentários:

  1. acho que já tive um desses exemplares nas minhas mãos e achei-o super interessante :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Olá.
    ainda não conhecia, mas fiquei muito curiosa, tenho de o procurar


    Beijinhos
    P.S. já retomei ao blog e há lá mini sorteio :)
    http://sweet1candy.blogspot.pt/

    ResponderEliminar