14.5.14

Sugestões (para Homens) | Tips on Suits and Shirts

Vários amigos meus já me disseram que, de vez em quando, devia falar de moda masculina. Por isso, decidi que, de vez em quando, vou fazê-lo. Não com uma regularidade específica, mas mais quando achar que sim. 

E para começar, decidi falar de um tema que é o grande pesadelo de muitos homens: os fatos e as camisas.

1. Não é só o colarinho que importa
"Desde que fique bem no colarinho, está óptimo." Mentira. Nada mais errado. É indispensável que haja uma folga de um dedo no colarinho, mas existem muitos mais factores a ter em conta. Caso as camisas dos tamanhos regulares não fiquem bem, há sempre a possibilidade de as mandar arranjar ou mesmo de mandar fazer por medida.

 (adaptado de http://www.realmenrealstyle.com)





2. Existem regras para abotoar os botões dos blazers
Caso o blazer tenha apenas um botão, este deve estar apertado. Caso tenha mais, existe uma regra a cumprir: o botão inferior é para estar desabotoado. Porquê? Primeiro, porque sim. Porque significa que dão atenção aos detalhes. Caso esta explicação não vos convença, a próxima é inegável. Grande parte dos blazers são feitos para que o último botão não seja abotoado. Por isso, a silhueta ficará muito mais favorecida desta forma.

 (adaptado de http://www.realmenrealstyle.com)

Nota: as regras anteriores são aplicáveis quando estiverem em pé. No caso de estarem sentados, os botões devem estar desabotados. Isto evitará que o blazer fique amarrotado, será menos incómodo e evita problemas como botões a saltar.

3. Se as calças do fato ficarem largas, não irão parecer mais magros.
Antes pelo contrário. Demasiado tecido vai criar rugas que farão com que pareçam maiores. E, mais uma vez, com pouca atenção aos detalhes.

4. As conjugações das cores dos fatos com os sapatos não são nenhum bicho de 7 cabeças.
Pegando nas cores de fato mais comuns (azul escuro, cinza claro, cinza escuro, preto e castanho), tal como nas de sapatos (preto, castanho escuro / avermelhado e castanho claro / camel):
Fato azul escuro.
É a cor que vai melhor com os três tons de sapatos, preto (meia preta) e castanhos (meia azul escura). O tom escolhido vai depender do objectivo. O preto fica mais formal e o castanho claro / camel mais descontraído.
Fato cinza claro
Tal como o azul escuro, fica bem com os três tons de sapatos, apenas tem um registo ligeiramente menos formal. Caso os sapatos sejam castanhos, a meia deve ser castanha. Com sapatos pretos, a meia deve ser azul ou preta.
Fato cinza escuro
Quanto mais escuro for o cinza, mais escuros deverão ser os sapatos. O ideal são os pretos (com meia preta), mas os castanho escuro / avermelhado também são aceitáveis. Os castanho claro / camel são para esquecer.
Fato castanho
Fatos castanhos devem ser usados com tons de sapatos (e meias) castanhos. Ou seja, o preto é para esquecer. No geral, o castanho dos sapatos deverá ser mais escuro que o do fato, mas o mais importante é que haja algum contraste entre os sapatos e a cor do fato. No caso do fato ser bege, os sapatos pretos (com meias pretas) já são bastante aceitáveis.
Fato preto
É o menos flexível dos cinco. Vai bem apenas com os sapatos pretos. As meias também devem ser pretas.


Atenção: estas combinações não são uma regra, apenas um guia de segurança.

5. Real Man Wear Pink
Não estamos a falar de uma camisa rosa shocking ou rosa pastilha elástica. Mas uma camisa num rosa pálido fica bem com qualquer tom de pele, estejam no Inverno ou em pleno Agosto. Experimentem, por exemplo, combinar esta camisa com um fato preto e uma gravata preta.

6. Um fato não fica bem em qualquer situação.
Felizmente para grande parte dos homens (e ao contrário do que diria o nosso amigo Barney), um fato não fica bem em qualquer situação. Na verdade, vestir bem tem tudo a ver com o contexto social. E ninguém quer estar de fato numa festa onde todos estão de t-shirt e calças de ganga. Excepto, talvez, o próprio Mr. Barney Stinson.




O que acharam desta nova secção? E das dicas, já conheciam? Concordam?

2 comentários:

  1. Achei o poste super diferente e útil.
    Essa do botão não sabia...

    My Pretty Mess blog
    Página do facebook

    ResponderEliminar
  2. Já conhecia algumas dicas mas é sempre bom ler sobre o assunto :D

    ResponderEliminar