11.2.14

Beauty | Limpeza de Pincéis

Como já devem ter reparado, não sou de fazer grandes maquilhagens. Na verdade, acho que não tenho muito jeito "para a coisa". Por isso, a minha colecção de pincéis é muito reduzida. No entanto, não é por isso que deixo de ter cuidado com os (poucos) pincéis que tenho e que não os lavo com alguma regularidade (por norma, de 15 em 15 dias). Isto porque os pincéis sujos levam impurezas ao rosto e não funcionam tão bem.


Habitualmente lavo-os ao fim do dia, para que de manhã já estejam secos e prontos a usar novamente. O método de limpeza que uso é o seguinte:

1. Molhar as cerdas com água fria (mas não gelada) e com cuidado, de forma à água não atingir muito a parte metálica.


2. Colocar na mão o shampoo de bebé (eu uso o Johnson's Baby) e fazer movimentos circulares com o pincel de forma a fazer espuma. O shampoo de bebé é mais indicado já que, por ser mais suave, não vai danificar as cedras do pincel como os shampoos habituais. Os movimentos devem ser suaves, para não deformar o pincel.


 3. Passar por água de forma a garantir que saiu toda a espuma. Se a água não sair limpa é porque o pincel ainda não está limpo a 100%. Neste caso, repetir o processo desde o início.

Por norma, os pincéis para produtos cremosos vão exigir uma maior quantidade de produto para limpar e a repetição do processo. Os pincéis para produtos em pó não deverão precisar de tanta quantidade de shampoo nem de tantas repetições do processo de lavagem.
 
4. Colocar o pincel a secar numa superfície plana, com uma toalha por baixo para absorver a humidade. Os pincéis não devem secar ao sol, uma vez que as cerdas vão ficar ressequidas.
E pronto, cerca de 8 a 10h depois (depende do número de cedras), os pincéis estão prontos para serem usados novamente.

 
Costumo usar o shampoo para bebé porque é bastante eficaz, está-nos mais acessível (podemos encontrá-los em qualquer supermercado) e é bastante económico. No entanto, se preferirem, exisem produtos próprios para limpeza de pincéis.

Como lavam os vossos pincéis? Com um produto próprio ou também preferem o shampoo de bebé?

1 comentário:

  1. Eu também lavo os meus pincéis com shampoo de bebé, uso o da minha sobrinha até. Só que como uso maquilhagem regularmente e aos fins de semana tenho por hábito usar sombras mais alegres, no domingo à noite lavo. E o pincel de pó não está totalmente seco na manhã seguinte mas pronto, usa-se outro :)

    ResponderEliminar