15.3.13

Sugestões | BodyPump

Há uns dias, em conversa com uns amigos, falava das diferenças entre o Body Pump e a Musculação. Por isso, visto que adoro BodyPump e faço esta aula cerca de 2 vezes por semana, decidi falar-vos um pouco desta modalidade!


Tal como a musculação, o BodyPump está relacionado com a execução de movimentos biomecânicos localizados em músculos específicos, com utilização de carga externa. No entanto, as semelhanças entre a musculação e o BodyPump ficam praticamente por aí. Apesar de ambas utilizarem pesos livres, no BodyPump não se pratica um treino de hipertrofia miofibrilar (aquela em que o músculo aumenta de volume, fazendo com que a pessoa "alargue"). Neste caso, trabalha-se a hipertrofia sarcoplasmática, onde há um aumento a densidade celular. Este aumento vai tonificar o músculo, mas com pouco aumento de volume. E é isto que queremos num corpo pronto para o Verão, certo?


O BodyPump é uma aula pré-coreografada pelos instrutores da Les Mills International, uma equipa de pessoas ligadas à educação física, fisiologistas,biomecânicos, médicos e fisioterapeutas.
A aula tem uma duração aproximada de 60 minutos, e possui 10 faixas, recicladas de 3 em 3 meses:
1 - Aquecimento
2 - Agachamento
3 - Peito
4 - Costas
5 - Trícipe
6 - Bícipe
7 - Lunges
8 - Ombros
9 - Abdominais
10 - Alongamentos



Esta sequência foi desenvolvida por uma equipa multidisciplinar, pelo que há uma certa lógica na sequência: por exemplo, o treino de abdominais é deixado para o fim porque, ao longo de toda a aula os abdominais são um grupo muscular essencial, já que são estabilizadores chave. Caso fossem trabalhados mais cedo, a fadiga nestes músculos podia levar a lesões.


Duas grandes diferenças entre a musculação e o BodyPump são a carga utilizada e o número de repetições: no Bodypump a carga é bastante inferior à da musculação e o número de repetições é muito mais elevado. Além disso, no BodyPump há variação de ritmo ao longo de cada faixa (4/4, 3/1, 1/3, 2/2 ou 1/1) de forma a trabalhar diferentes fibras musculares. As velocidades menores trabalham essencialmente as fibras ST, enquanto movimentos mais explosivos trabalham as fibras FT.


Alguns benefícios: gasto calórico, definição muscular, melhoria da postura, da força e da resistência muscular, prevenção da osteoporose (melhora a densidade óssea), melhoria da condição física geral, tonificação muscular, sensação de bem estar.

Além disso, o BodyPump é um treino que qualquer pessoa, independentemente da idade e do nível de condicionamento, pode praticar e ter excelentes resultados. E o melhor é que, com uma frequência de duas vezes por semana, no espaço de um mês já é possível ver resultados.

Já experimentaram fazer BodyPump? Se ainda não experimentaram e tiverem essa possibilidade, experimentem que vale mesmo a pena!



15 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar, sou sincera, mas parece-me uma prática excelente :)

    beijinho

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  2. Eu vejo muitas vezes a aula de Pump lá no meu ginásio mas acho que não aguentava (lol!) mas tenho que experimentar ;)
    Beijinho,
    Rute

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  3. uau que ótimo post, fiquei super motivada para experimentar :)

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  4. R: Obrigada, em Viana tinha alguns em saldos :)
    Beijinhos e bom fim de semana ;)

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  5. Por acaso não sabia tanto sobre o BodyPump... Fiquei curiosa... Talvez exprimente um dia destes!!!

    Bjxxx

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  6. Obrigada! ♥
    http://keepcalmandshopvintage.blogspot.pt/

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  7. Obrigada!
    xx
    http://creepers-and-cats.blogspot.pt/

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  8. Que legal, acho que vou começar a fazer, estou precisando haha
    Um ótimo final de semana :)
    Beijão

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  9. Não conhecia! Ótima dica.

    Beijos e um ótimo final de semana.

    Seguindo :*

    almostfashioon.blogspot.com.br

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  10. interesting :D
    anyway, i have an on-going international giveaway on my blog! i hope you can check it out and join if you haven't yet because I would love you to win! http://raellarina.blogspot.com/2013/03/thboxes-x-raellarina-giveaway.html

    xoxo,
    Rae ^^)

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  11. Obrigada! Por acaso ainda não conhecia :3

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  12. looking like you wanna get ready for summer season :>!!! great post.
    www.rot-schopf.com

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  13. Actualmente faço musculação e treino cardiovascular mas antes só gostava de aulas... E fazia muito body pump e confesso que foi a única "coisa" que me transformou o corpo! É mesmo verdade, a transformação é brutal. É preciso é manter, fazer disso uma rotina. Eu agora com os treinos actuais tb estou a ter resultados, foi a solução que encontrei para substituir já que não consigo conciliar o meu horário com as aulas! Força *

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