20.1.13

Sugestões | Os Miseráveis

O fim-de-semana passado fui ver os Miseráveis. Ia à espera de um filme bastante bom e não saí da sala de cinema desiludida, antes pelo contrário! Adorei o filme ... E não contém a ninguém, mas saí de lá quase a chorar baba e ranho. 
 

Tendo a França do século XIX como pano de fundo, o filme conta uma apaixonante história de sonhos desfeitos, sacrifício, redenção, defesa de uma causa, perdão e paixão, num testemunho da sobrevivência do espírito humano. 
No filme seguimos a história da vida do ex-prisioneiro Jean Valjean (Hugh Jackman) e à sua tentativa de escapar de um passado de 19 anos de penitência. 

Cerca de 8 anos mais tarde após ser libertado, Valjean (que adoptou uma nova identidade) reencontra o polícia Javert (Russell Crowe), que nunca deixou de tentar encontrá-lo. 


Na sequência, Valjean acaba por causar o despedimento e a desgraça de uma funcionária da sua fábrica, a Miserável Fantine (Anne Hathaway). Sim, é verdadeiramente miserável o destino de Fantine após este episódio, que chega a vender o cabelo, os dentes e o próprio corpo, tendo como clímax o "I dreamed a dream!".


Foi por esta altura que senti as primeiras lágrimas a quererem cair, mas ainda me consegui conter. A verdade é que a interpretação da Anne Hathaway já lhe valeu o Globo de Ouro e espero que o mesmo aconteça com os Óscares.  


 A partir daqui, Valjean enfrenta uma nova etapa no caminho de redenção, quando encontra e fica responável pela pequena Cosette (Isabelle Allen e Amanda Seyfried), filha de Fantine (que entretanto morreu, talvez por tuberculose).


É por esta altura que ficamos a conhecer o casal Thénardier (Helena Bonham Carter e Sacha Baron Cohen), que acabam por ser o alívio cómico do filme.


No filme assistimos ainda à fervilhante situação política e social que França vivia no período representado, culminando com a representação das célebres barricadas da Rua Saint-Denis. 


Aqui, há a destacar o desempenho brilhante (pelo menos na minha opinião) de Daniel Huttlestone como Gavroche. Quando Gavroche começa a cantar para encorajar os seus companheiros, voltaram a querer cair-me as lágrimas!


Por seu lado, a parte do amor entre Marius e Cosette pareceu-me demasiado apressada e não consegui construir uma relação afectiva com este romance, não consegui realmente torcer para que resultasse!


O filme é muito cantado e tem pouco diálogo? Sim, mas não é por isso que não nos deixa rendidos.
Há desafinanços pelo meio? Sim, mas acabam por ser mais reflexo da pesada carga emotiva do que da inexistência de talento musical . Ok, talvez não no caso de Crowe, mas oiçam a Samantha Barks como Eponine .. 

  
Li algures que o filme tem demasiados close-ups e que a câmara de Hooper "follows his actors around like a cocker spaniel", mas sinceramente não reparei.
Reparei sim num filme que nos desperta várias emoções e num "arrepio" final onde já não consegui conter as lágrimas. Muito dificilmente ganhará o Óscar de melhor filme (o grande favorito é o Lincoln, quando vir conto-vos o que achei), mas vale muito a pena ver!

Já viram Os Miseráveis? O que acharam?
C


13 comentários:

  1. Parece-me uma história bastante interessante! Tenho de o ver :)

    ResponderEliminar
  2. I am so much looking forward to watching the movie, it looks great!

    ResponderEliminar
  3. Ainda não vi este filme, mas tenho muita curiosidade de ver, é um clássico :)

    beijinho

    ResponderEliminar
  4. Ainda não vi este filme mas está na minha lista :)

    ResponderEliminar
  5. comecei a ver e adormeci, confesso que me irritou falarem a cantar. Eu sei que é um musical, mas escusavam de dizer os nomes a cantar

    ResponderEliminar
  6. followed you back !! can't wait to see this movie !!
    xoxo

    ResponderEliminar
  7. Obrigada minha querida pelo comentário

    Já regressei do Porto querida.

    Muitos beijinhos
    MUAH*
    Neuza Mariano

    ResponderEliminar
  8. Eu confesso que não sou muito de musicais,mas dizem que este está muito bom!

    ResponderEliminar
  9. Neat post and love your blog... would you like to follow each other!

    My Lyfe ; My Story
    @MyLyfeMyStory 

    ResponderEliminar
  10. Não vi, mas sei que é muito emotivo :)

    Beijinho e boa semana*
    STYLE TRACES
    ST FACEBOOK PAGE

    ResponderEliminar
  11. Já vi e também adorei!!
    Um excelente musical!!
    http://thewayiwalkvania.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Também vi esse filme no fim-de-semana e adorei!!

    ResponderEliminar