27.11.12

Beauty | Lábios saudáveis no Inverno



Tal como o resto do corpo, os lábios precisam de ser tratados. No Inverno, caso não sejam bem tratados, os lábios ressentem-se dos efeitos do frio, do vento e mesmo dos aquecimentos interiores e ficam secos e rachados. Por isso, é importante tratar correctamente desta zona do corpo.

1. Hidratar bem os lábios. Os lábios têm pouca melanina e não têm glândulas sebáceas, portanto é importante aplicar um hidratante, se possível, com SPF. E não se esqueçam que molhar os lábios com saliva não é o mesmo que hidratar (o pH da saliva é ácido e pode ser agressivo para os lábios).


2. Hidratação noturna. Também é fundamental os lábios estarem hidratados durante a noite, já que as temperaturas tendem a cair ainda mais nesta altura. Portanto, antes de dormir, é aconselhável hidratar os lábios com um bálsamo.
3. Dieta saudável. Uma dieta saudável também ajuda na hidratação labial. Salmão, abacate e azeite são alguns dos alimentos que ajudam a manter os lábios (bem como o resto da pele e os cabelos) hidratados. Uma alimentação rica em vitaminas também é importante, assim como beber bastante água! O tabaco e o álcool são de evitar, porque vão prejudicar a nutrição da pele.

 4. Desmaquilhar sempre os lábios antes de dormir. Mesmo que o batom já não seja visível, é bom passar uma toalhinha para remover restos que possam ter ficado nos lábios. Esta regra é, como sabem, semelhante para todo o rosto.

5. Esfoliação periódica. A esfoliação vai remover as peles mortas e estimular a cicatrização, mas cuidado que não deve ser realizada diariamente. De semana a semana ou mesmo de 15 em 15 dias é suficiente. Existem várias marcas com esfoliantes labiais, mas caso não queiram gastar dinheiro, experimentem uma esfoliação com mel e açúcar. Neste caso, passem a mistura suavemente pelos lábios. Outra alternativa é passar levemente a escova de dentes nos lábios em movimentos circulares. Mas convém serem gentis, já que a pele dos lábios é muito sensível. 


6. Devido às suas propriedades, o mel pode também servir como máscara caseira de hidratação. Uma camada fina durante 10 min é suficiente. 

7. Não puxar as peles secas dos lábios com os dentes. Para além do mau aspecto, os lábios podem sangrar e mesmo formar feridas permanentes. 

Têm mais algum truque para conseguir lábios saudáveis?
C e J 

P.S: Não se esqueçam de participar no giveaway da pulseira, aqui!

13 comentários:

  1. adorei o post, super útil :)
    eu sou viciada em hidratantes labiais, estou sempre a hidratar os lábios, portanto não tenho o problema de eles ficarem secos. já é um vício x)
    beijocas*

    ResponderEliminar
  2. Isso hoje aplica-se mesmo a mim! Até me estão a doer, ainda não encontrei o labello! :/

    ResponderEliminar
  3. Boas dicas ;)

    http://semjeitonenhum.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Boas dicas!;) No Inverno ando sempre com vários hidratantes na mala,ponho várias vezes ao dia e besunto-me toda à noite. E o namorado diz: Foste pôr baton para dormir? É hidratante, amor! Ah! LOL Homens...
    Beijinhos,
    Diana do http://thegirlwhocouldntbeafashionista.blogspot.ie/

    ResponderEliminar
  5. Bom post =)! há uns tempos experimentei esfoliar com açúcar e mel e gostei =)! eu costumo andar sempre com batom atrás =)

    ResponderEliminar
  6. Não puxar as peles secas. Tenho de continuamente repetir isto a mim própria. Já cheguei a fazer feridas enormes, com esta mania absurda...
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Boas dicas! Tento cumprir algumas delas.

    ResponderEliminar
  8. Eu gosto de usar o exfoliante labial da Lush bublegum

    ResponderEliminar
  9. Adorei este post e ser-me-á tão útil este inverno :) xx

    ResponderEliminar