4.6.12

Beauty | Celulite


Dizem que não saímos desta vida vivos, mas no caso de 90% das mulheres podemos acrescentar “e sem celulite”. Portanto, se estás entre estes 10% e não entre as comuns das mortais, óptimo! Caso contrário, deves andar há meses (ou mesmo anos) a preocupar-te com ela. 

 
A verdade é que, neste aspecto, temos milhares de anos de desvantagem em relação aos homens, a quem a celulite aparece muito menos frequentemente (apenas a 15% dos homens). As mulheres, ao contrário dos homens, estão “programadas” evolutivamente para acumular reservas sob a forma de gordura para uma melhor protecção dos futuros  bebés. Há milhares de anos isto pode ter sido uma grande vantagem, mas nos dias de hoje tornou-se um pesadelo para a maior parte das mulheres e adolescentes.


A celulite ou lipodistrofia ginóide forma-se através da modificação do tecido adiposo subcutâneo. Devido à má circulação neste tecido acumulam-se gorduras, líquidos e toxinas, associado à perda de elasticidade da pele, provocam a alteração inestética conhecida por "pele tipo casca de laranja". Pode ser causada por desequilíbrios hormonais, factores genéticos, sedentarismo, má alimentação, roupa apertada, perda de elasticidade e colagénio, transtornos circulatórios, etc.
Para combater a celulite, há algumas medidas essenciais a tomar:

Beber água é indispensável
 Ajuda na limpeza do corpo, expulsando toxinas e impedindo o armazenamento de gordura. Além disso, tem influência na elasticidade da pele, hidrata e auxilia na circulação sanguínea. O recomendado é beber entre 1.5 a 2 litros por dia.

Cuidado com o estilo de vida
A cafeína e o álcool pioram o estado da pele. Substitui o café por chá verde ou chá branco e tenta reduzir a quantidade de álcool, que aumenta a retenção de líquidos e é rico em calorias pobres. Evita os cigarros, já que a nicotina e o alcatrão vão aumentar a espessura dos vasos sanguíneos, aumentar a retenção de toxinas e dificultar a oxigenação dos tecidos. 
Evita usar roupa demasiado apertada (quando chegares a casa substitui as calças de ganga por calças de fato de treino ou de pijama) ou estar muito tempo sentada com as pernas cruzadas porque dificulta a circulação sanguínea e linfática.

A alimentação tem grande influência na celulite
Evita fritos, doces e gorduras más. As carnes brancas e o peixe devem substituir as carnes gordas. Evita também os refrigerantes (mesmo os light), que têm bastantes aditivos e conservantes e nenhum benefício nutritivo. Cuidado com o sal, que dificulta a drenagem linfática do organismo, retendo os líquidos. Quanto aos nutrientes “bons”:
- a vitamina A garante a eliminação de células mortas – legumes laranja como a cenoura e verde escuros como os espinafres
- o iodo activa a combustão de gordura – bananas, morangos, …
- o magnésio impede que as gorduras sejam absorvidas – legumes verde escuros como os bróculos ou os espinafres.
- o ómega-3 estimula a circulação sanguínea – peixes gordos como o atum e o salmão,
- a vitamina C é responsável pelo fortalecimento da pele e estimula a combustão de gorduras – laranja, kiwi, …
- as proteínas ajudam a queimar gordura e aumentam a massa muscular – carnes magras, peixe, iogurte natural, …

Faz exercício
Sempre que puderes vai ao ginásio ou faz exercício em casa. Opta pelas escadas em vez do elevador (Ok, se morares num 10º andar podes ir de elevador xD). Um estilo de vida mais saudável é meio caminho andando para acabar com a celulite. 
Para combater a celulite é essencial fazer exercício cardiovascular (correr, andar de bicicleta, etc.) e tonificação (exercícios localizados). 
No entanto, se fores muito magrinha, convém não abusar muito do exercício cardiovascular. Claro que este não é dispensável, mas deves fazer essencialmente tonificação. Muito exercício cardiovascular vai queimar muitas calorias e fazer-te perder mais peso, o que, neste caso, não será o objectivo. 
Para resultados mais rápidos, a frequência de treino deve ser de pelo menos 3 vezes por semana.

Os cremes anti-celulíticos não fazem milagres, mas ajudam!
 Uma ou duas vezes por semana, convém fazer uma exfoliação para remover as células mortas, facilitar a absorção do creme pela pele e activar a circulação sanguínea.
Quanto à aplicação do creme anti-celulítico em si, deve ser feita 1 ou 2 vezes por dia e devemos ter atenção à forma como a fazemos. Opta por movimentos ascendentes nas pernas (habitualmente as embalagem ensinam a colocar o creme de forma adequada), cujo objectivo é fazer chegar a linfa à região da virilha, onde os gânglios a vão purificar e eliminar os resíduos. Nas nádegas, a massagen deve ser circular e no sentido horário. Os princípios activos mais utilizados nos cremes anti-celulíticos são: algas, menta, cafeína, cacau, centelha asiática, etc.
O creme reafirmante também é uma boa ajuda, já que diminui a flacidez da pele, ajudando a obter melhores resultados.
Atenção que os cremes anticelulíticos por si só não são milagrosos. Podem potenciar a prevenção e redução de celulite, mas para tal devem ser aliados aos outros pontos falados anteriormente.


Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a celulite não aparece só em pessoas com peso a mais, não estando relacionada com a obesidade, apesar e haver uma relação directa com o aumento de peso. Se isso vos deixa a sentir melhor, grande parte das modelos também a tem.
 
 Karolina Kurkova num desfile da Cia. Marítima

Se estão, como nós, entre as comuns das mortais, quais são os vossos truques para combater a celulite?

C e J





9 comentários:

  1. Outra coisa: por muita coisa que façamos, a celulite vai estar sempre lá. Não existem mulheres sem celulite!

    ResponderEliminar
  2. Boas dicas! A celulite vai ser sempre um grande problema nas mulheres! :(

    ResponderEliminar
  3. É que essas dicas são mesmo verdade!! Desde que mudei o meu estilo de vida notei grandes melhoras, principalmente com a ingestão de mais água!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Parabéns está muito bem estruturado este documento!

    ResponderEliminar
  5. adorei o post! A alimentação e o exercício são fundamentais! Eu notei grandes melhorias, mas é preciso persistência, não basta fazer isto um mês, temos de ter uma boa alimentação e exercitar todo o ano!

    ResponderEliminar
  6. :) E dos melhores exercícios é andar, andar muito!

    ResponderEliminar
  7. optimo post! ajudou imenso na minha auto estima ahah:) já n me sinto a unica rapariga do mundo com celulite! optimas dicas:)

    ResponderEliminar
  8. A celulite atormentame a vida, mas ao mesmo tempo não consigo deixar de comer "os meus pecados" :P

    ResponderEliminar